quarta-feira, 22 de abril de 2015

Valores:
O que são valores no mundo moderno? Porque eles seriam importantes?
Vamos começar com uma frase de Confúcio, “Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os homens.”; interessante essa frase, pois ela nos remete ao fato de que talvez as pessoas ou se perderam nos mundo das futilidades ou realmente não sabem mais distinguir os valores humanos.
Segundo essa definição os:
“valores é o conjunto de características de uma determinada pessoa ou, organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.
A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Assim, podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.
Alguns autores afirmam que nos dias de hoje a maior crise que o ser humano pode enfrentar (e que estamos enfrentando) é uma crise de valores, pois essa crise vai afetar a humanidade, que passa a viver de forma mais egoísta, cruel e violenta. Assim, é necessário enfatizar a importância de bons exemplos na sociedade, pois a transmissão de importantes valores humanos consiste na base de um futuro mais pacífico e sustentável. http://www.significados.com.br/valores/, acesso 21/04/2015.
Com essa definição podemos conduzir a reflexão para a forma como o movimento escoteiro conduz suas atividades para manifestar nos jovens valores de amizade e fraternidade, uma vez conduz sua missão em contribuir para educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.
Os princípios do movimento escoteiro estão no Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja); Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).
Quando Sêneca[1],coloca essa frase no mundo da filosofia, “Não é que nos falte valor para empreender as coisas por elas serem difíceis; mas elas são difíceis precisamente porque nos falta valor para as empreender.”, passamos a refletir que a missão e os princípios disseminado pelo movimento escoteiro através de seus programas educacionais levam todos os envolvidos adquirirem competências necessárias para incorporar valores para empreender atitudes e se sobressaírem na sociedade.
Portanto percebemos que os valores na modernidade não parece ter muito sentido, mas para um escoteiro o significado apreendido da lei e da promessa leva-os a serem confiáveis, pois seus valores são fincados em bases profundas de conduta e exemplo. 

Reflexão na vivência do Ramo Pioneiro em seus valores na condução de sua vida.
Percebemos no ramo pioneiro uma particularidade o qual permite ao jovem desenvolver suas competências, uma vez através de um programa desenvolvido para eles, que conduz a desenvolver atividades que fortalecerão a amizade e seus valores
O projeto de vida é uma ferramenta de reflexão que possibilita incorporar habilidades que os ajudarão assumir um papel de cidadania ativa na sociedade.
Como em todos os ramos a Lei e a Promessa é um convite para viver plenamente os valores, pois elas são vivenciadas e desenvolvidas nas reuniões, encontros, atividades, nas amizades, nos projetos, na convivência.
Neste ramo os pioneiros passam a estudar, vivenciar, e aplicar as virtudes, que passa ser “um código positivo, que promove a ação de “ser alguma coisa”, e que idealmente se transformará de algo externo - a Lei Escoteira - em norma de conduta de cada um, internalizada e presente. ”[1]
As virtudes são escalonadas e descritas na Lei escoteira e que ajuda o pioneiro a refletir pessoalmente e próximo à realidade e o acompanharão por toda sua vida.
No desenvolvimento de suas habilidades são oferecidas através do programa pioneiro um conjunto de competências que são divididos por áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, caráter, afetivo, social, espiritual, que através da progressão pessoal são desenvolvidas atividades que possibilitam a reflexão e serão úteis para sua vida.
Percebemos que os valores na sociedade são difíceis de ser percebidas, mas quando vivenciamos as atividades propiciadas pelo ramo pioneiro, aqui destacado, observamos que a palavra “Servir” que é o lema do ramo, vem de encontro com os preceitos de um bom cidadão.
Os pioneiros colocam em prática seus valores na ajuda à sociedade com campanhas, por exemplo, espiritual, agasalho, etc.



[1] Clã pioneiro em ação, pg 13





[1] Lúcio Aneu Séneca ou Sêneca foi um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano.
[2] Clã pioneiro em ação, pg 13

Nenhum comentário: