quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Oficina de Aprendizagem

Oficina de Aprendizagem

Público Alvo: Alunos de 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano Ensino Médio.
Objetivo/fundamento:
Recuperar continuamente através de oficinas lúdicas e interativas que permitirão que os alunos sanem suas dúvidas de forma diferenciada.
Há necessidade que os alunos superem suas deficiências de aprendizagem no decorrer das aulas, mas muitos deles não têm motivação para se concentrarem e sanarem suas deficiências, portanto essas oficinas, que oportunizará um dia diferenciado aos nossos alunos, será uma ação de intervenção.
Desenvolvimento:
1ª Etapa – discussão da aplicação das oficinas em htpcs.
2ª Etapa – Elaboração das oficinas e do projeto
3ª Etapa – encaminhamento para Supervisão – Prof.ª Adriana.
4ª Etapa – Aplicação da Oficina na escola para os alunos.

· As salas de aulas deverão ser divididas em 6 grupos (independentes do números de participantes). Cada grupo deve ter um representante que estará atento a suas participações. O grupo não poderá participar da mesma oficina duas vezes, contemplando cinco diferentes, mesmo tendo outra igual.
· O grupo de alunos iniciará com um crédito de 10 pontos e de acordo com a participação das oficinas perderá ou permanecerá com seus créditos.
· Serão cinco tipos de oficinas e dependendo do número de salas por série ou segmento haverá duas ou mais oficinas iguais.
· Os grupos terão em mãos uma planilha, onde os professores tomarão ciência e registrarão os créditos.
· Cada Oficina terá em média 20 minutos real de execução e 10 minutos de trânsito.
· O grupo que não terminar a oficina no tempo estipulado perderá 02 pontos e se contemplar permanecerá com eles.


Sugestões:
Matemática: Elaborar um texto narrativo na intenção que os alunos transformem em sentença matemática.
Português: Apresentar aos alunos diferentes gêneros textuais, nomes dos gêneros e definições com a intenção de que os alunos montem o quebra cabeça.
Geografia: Trabalhando as escalas os alunos com o mapa identificação a distância de uma localidade a outras com uma regra.

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